17 março 2006

Na trilha da Bota - Tokoname


"Na trilha da Bota" é a mais nova seção da UBSP. Aqui estaremos trazendo informações sobre alguns pontos turísticos no mundo. Para começar, a Bota resolveu se enfiar na lama de uma cidade onde se produz cerâmica. Falaremos sobre a cidade Tokoname, em Aichi-ken, Japão.

Tokoname é uma cidade famosa pelas suas cerâmicas. Ela faz parte do chamado Rokkoyo, os seis distritos mais antigos que produzem cerâmica. As outras são: Shigaraki(Shiga-ken), Tanba (Hyogo-ken), Echizen (Fukui-ken), Bizen (Okayama-ken) e Seto (também em Aichi-ken). A cidade possui o mais antigo e maior forno para a queima da cerâmica do Japão. Para visitar a região onde as cerâmicas são produzidas e comercializadas, basta seguir o chamado "Yakimono Sanpomichi" (a trilha da cerâmica). Ao longo do caminho é possível apreciar a paisagem local, onde tubulações cerâmicas para saneamento e esgoto pavimentam as ruas, e potes enormes que são utilizados na produção de shoyu forram as paredes de barrancos. Chaminés antigos feitos de tijolos de barro enfeitam a cidade contrastando com as residências locais.

Se falarmos de cerâmica, quem viu o filme Ghost - do outro lado da vida não esquece a cena onde Patrick Swayze e Demi Moore brincam com argila sobre um torno de oleiro. Bom, não é possível reproduzir a cena romântica dos dois, mas os visitantes podem experimentar em criar a sua própria cerâmica por volta de 3000 yenes. Existem alguns ateliers onde se pode criar até duas peças em uma aula simples de olaria. No final, as peças são deixadas no local para ser queimadas e pintadas. As peças depois de prontas são enviadas via serviço de entrega até a residência do visitante.

Um comentário:

R disse...

Cara Bota andante...

Muito legal o seu post. A minha irma fez curso tecnico de ceramica em Seto. Depois disso soube que "setomono" origina das pecas de ceramica produzidas em Seto.... naruhodooo!!

Vou querer mais informacoes.
Alias, aqui eh o balcao de informacoes turisticas da UBSP?