17 fevereiro 2006

A teoria do pudim - Parte 1

Devido aos sucessivos fracassos quanto a receita apresentada em Pudim de panela de arroz, mas graças à audiência do artigo, iniciaremos um novo tema a seu respeito. Neste post trataremos o assunto: A teoria do pudim.

Segundo o dicionário Cambridge, pudim (pudding em inglês) significa sobremesa leve feita de leite, açúcar, ovos e aroma, que é apreciado gelado.

Este é o caso do pudim de leite, muito apreciado na cozinha brasileira (pelo menos na minha casa é comida de festa). Existem vários tipos de pudim, entre eles: pudim de chocolate, pudim de manjar de côco, pudim de laranja, pudim de pão amanhecido e outros.

Neste artigo, iremos estudar somente o pudim de leite, considerado por mim o mais básico dentre os citados acima. A partir de uma busca na internet, descobri que existem duas receitas básicas de pudim de leite. Uma que encontrei no Brasil que se baseia em leite condensado. A outra japonesa, a base do receita é formada apenas por:leite, açúcar e gema de ovos.

Analisando os ingredientes, temos basicamente leite, açúcar e gema de ovos. O leite condensado será considerado como um produto baseado em leite e açucar, portanto excluído da lista de ingredientes. Considerando também a disponibilidade de ingredientes no mercado japonês, o leite condensado será desconsiderado por causa do seu alto preço.

Agora, tomando como base os fracassos obtidos até então, vejamos as suas causas.

Primeira vez: Recipiente errado. Tentei fazer em um vidro de geléia. O problema é que não pude constatar a consistência do pudim. O sabor estava normal. Sabor típico de um pudim de leite.

Segunda vez: Tentativa em fazer diretamente na panela da panela de arroz. Desastre total. Todo pudim ficou praticamente grudado na tampa da panela. O restante que ficou na panela ficou com uma aparência censurável. O sabor: extremamente doce.

Terceira tentativa: Em tigelinha de forno. Aparentemente todo procedimento foi atendido de acordo com a receita apresentada. Ao ficar pronto, tentei tirar da tigela. Nesse momento o pudim se desfez quase que completamente. Deste resultado podemos concluir a falta de consistência.

Tomando como base o último resultado, o único problema do produto final é a falta de consistência. Para solucionar este problema, vamos verificar os ingredientes enfatizando as suas consistências.

[Próximo]

Nenhum comentário: