22 fevereiro 2006

A teoria do pudim - Parte 3

Teste número 4

Caramelo

-1 colherada chinesa de açúcar
-3 colheres de sopa de água

Pudim

-200ml de leite
-1 colherada chinesa de açúcar
-2 esguichadas de essência de baunilha
-2 ovos tamanho LL

Nota-se que neste teste, a quantidade de açúcar no pudim foi reduzido de duas colheres para 1 colher. Tal decisão foi tomada com o objetivo de reduzir a quantidade de açúcar no pudim. O modo de preparo continua o mesmo. No entanto, na panela de arroz, foram colocadas 100ml de água.

Resultados



O pudim apresentou uma boa consistência, ficando "durinho". Devido ao recipiente de vidro usado sua preparação, o pudim acabou grudando mais que o normal. Talvez neste caso, as formas de ferro com pintura anti-aderente seria mais adequado. Bolhas deram um aspecto não muito agradável. O caramelo se destacou bem como cobertura, dando ao pudim um aspecto bem próximo ao pudim tradicional. E finalmente graças ao amarelo da gema do ovo, a coloração também foi satisfatória.

Sabor e textura

Quanto à textura, o pudim apresentou uma característica bem próxima ao tradicional. No entanto, ele chegou a apresentar duas camadas distintas. Uma com textura mais suave, parecido com a textura da clara de ovo cozido, e outra mais esponjosa. Quanto ao sabor, devido à infeliz decisão em reduzir o açúcar pela metade, o pudim acabou virando quase um omelete. Conclusão: o pudim poderia ser considerado como um grande omelete doce.

[Início][Próximo]

Um comentário:

R disse...

Eh Bota, vou preferir "A teoria do pudim - Parte 2". Ficou mais bonitinho.
Alias, o que vc vai preparar pra nos neste final de semana??
Tanoshimi!!