13 fevereiro 2006

O professor

Professor é aquela pessoa que ensina, nos instrui, nos repassa conhecimentos de outras pessoas, de outras épocas. É a encarnação da sabedoria.

Hoje, uma dessas representações da sabedoria foi simplesmente um grande mestre. Mestre no sentido se repassar uma sabedoria única. Algo que somente ele poderia ensinar.

Atualmente passo por várias mudanças na minha vida. Estou a beira de algo que não sei qual será o destino. Posso merecer o céu ou o inferno, e na beira desse desconhecido, ele me ajuda. Passarei por uma defesa de doutorado. Algo que até uns minutos atrás não havia confiança no meu trabalho. Confesso que estava muito inseguro. O professor então diz que a audiência sabe muito menos que você. Portanto, é preciso impor o que sabe sem demonstrar fraqueza. Defesa de doutorado é o que a própria palavra diz. Defender. Defender a você mesmo. Saber se defender e em alguns casos até contra atacar.

Saí da sala do professor como se fosse outro, o velho Bota de sempre.

Um comentário:

R disse...

Bota,
uma reportagem que vi ontem na TV sobre um professor da Todai, a primeira pessoa a obter sucesso com "teletranportation" no mundo!!

"Pesquisa eh como esporte: o baseball, por exemplo. O professor eh o tecnico; os estudantes sao os jogadores. Nao digo aos meus jogadores pra fazer o bant e acertar, mas sim tentar o homerun, mesmo que erre. Pesquisa eh 99% erro!! Tente aptoveitar com os erros, apesar de dificil. As maiores descobertas surgem com os erros."

Eu ainda estou aprendendo as regras do jogo. Mas o jogo jah estah em andamento...