11 fevereiro 2006

Cheirando a própria bota - epílogo

Parecia estranho quando se ouvia alguém se perguntar:"Qual é o sentido da vida?". Parecia que a pessoa que fazia essa pergunta não tinha sonhos, desejos ou objetivos na vida. Tanta coisa para se fazer lá fora!

Pois é. O problema parece que eu me encontro nessa situação. As vezes eu me pergunto essa mesma questão e não me sinto confiante em respondê-la. Ela se tornou em uma questão incômoda... Mas por quê? Desde quando essa pergunta se tornou em uma pedra na minha bota? Quando foi essa transformação que eu não havia reparado? E agora? Como responder essa pergunta?

Para não dizer que não fiz nada, tentei levantar algumas hipóteses que acho que poderiam me levar a resposta que procuro:

1.Felicidade. É uma palavra que resume tudo que todos gostariam. No entanto, não se passa apenas de um resultado. A felicidade é o resultado de um longo processo, que varia de pessoa para pessoa e para alguns pode ser alcançado mais facilmente que outros. Falta justiça? Não sei, afinal todos nascem de uma forma diferente. De pais diferentes, em diferentes lugares, compostos por diferentes proteínas... Ou seja, talvez a melhor questão seria: Como alcançar a felicidade?

2.Saúde. Acho que é o mais fácil de entender. Apesar da medicina ainda não estar 100% dominada, temos uma breve noção do que é melhor para o nosso corpo. Saúde espiritual? O que é isso? Talvez seja algo muito importante, mas nós simplesmente não sabemos como lidar com ela.

3.Amor. Acho que é o mais instável de todos, pois depende do nosso amor e do amor da pessoa amada. Amor é algo muito complicado, no meu ponto de vista. O que podemos fazer com ele? Acho que precisamos saber cuidar da nossa parte. Se nós amamos, devemos cultivar ele da melhor forma possível de tal forma que a pessoa amada tenha uma pessoa em quem confiar. Apologia ao amor unilateral? Não, não, não... Só estou querendo dizer que a culpa nunca é somente da pessoa quem a gente ama. Mas uma coisa é certa: se cuidarmos mal do nosso próprio amor, isso sim machuca muita gente, inclusive a pessoa amada e a nós mesmos.

4.Amizade, família, etc acho que são subgrupos dos termos acima citados. Sim, acho que precisamos dos três.

Ok, por enquanto podemos dizer que o sentido da vida é encontrar a nossa felicidade, saber cuidar da nossa saúde e amar e ser amado... Faz sentido, mas algo está faltando. Vamos começar pela felicidade: Como alcançá-la? Como podemos ser felizes? Bom, uma coisa que me deixa feliz, é poder ajudar as pessoas que amamos. O problema é que nem sempre aparecem pessoas que precisem da sua ajuda. Logo, talvez não seja o principal. A felicidade deve vir de algo que depende de nós mesmos. Sendo felizes, acho que poderíamos ajudar as outras pessoas e assim ficamos mais felizes ainda! Opa! Uma corrente! Mas como encontrar a felicidade sozinho? Outra coisa que me deixa feliz são as pequenas conquistas do dia-a-dia. Passar um dia perfeito, acordando cedo, fazendo tudo conforme o planejado, falar com a namorada no final do dia e poder dormir na hora. Mas se isso se repetir, perdemos o brilho dessa felicidade. A felicidade deve então depender de eventos aleatórios, assim como encontrar alguém que precise da nossa ajuda. Meu Deus! Que complicação!Talvez a gente alcance a felicidade aumentando as chances de ser feliz.

...ALCANÇAR A FELICIDADE AUMENTANDO AS CHANCES DE SER FELIZ...

Aumentar as chances não significa necessariamente ficar feliz no momento que fizer algo. Ele funciona como um processo de tentativa e erro. Você executa um processo e verifica o resultado. Se bem sucedido, você conquista a felicidade, caso contrário, teria que tentar novamente ou tentar outro processo. Teríamos sempre uma chance de ser felizes? Acho que uma vez que você tenha como completar um sistema de tentativa e erro, onde você pode tentar algo e ver o resultado nos mostra claramente que podemos ser felizes. O problema é saber identificar os meios de aumentar as chances de sermos felizes. Em que direção a gente poderia ir para alcançar a felicidade? Como tomar uma decisão?...

SONHOS???

O que são sonhos. Desconsiderando o sonho que a gente tem enquanto dormimos, sonho aqui é tratado como objetivo, um desejo. O que nós queremos? Outra pergunta ampla. A resposta varia de um simples bombom de chocolate até a paz mundial. Talvez na vida tenhamos que determinar sonhos, por mais bobos que possam parecer. Se você quer um bombom de chocolate, vá atrás e consiga um pouco de felicidade. Opa! As coisas estão fazendo sentido. Mas mesmo assim continuo cheirando a minha bota... Acho que não sei qual é o meu sonho, talvez eu não tenha sonhos... ou eu acredito que os meus sonhos sejam impossíveis.

Problemas: me deixam cego e me fazem com que eu deixe de sonhar. Talvez um sonho seria, resolver esses problemas... YES! É isso! Enquanto eu não resolvê-los, não terei como sonhar de novo! Vamos resolver os problemas então.

[Próximo post]

Nenhum comentário: