10 fevereiro 2013

O Brasil está ruim? A culpa é nossa

Já fazem quase 4 anos que eu estou de volta do exterior vivendo no Brasil. Lembro-me que quando eu cheguei, sentia uma força enorme para mudar este país. Compartilhar as minhas experiências para então contribuir para o crescimento da nossa nação.

No entanto, a realidade que eu vivo hoje é bem diferente. Ainda bem que tenho uma vaga recordação de como eu me sentia na época para poder refletir agora. Tenho um título de doutor, mas hoje fico pensando: e daí? Se esse título não está fazendo diferença nenhuma, então falhei com a sociedade. Isso porque esse título é uma consagração das minha habilidades reconhecidas pela nação. No entanto, não estou fazendo diferença nenhuma. Se eu penso, estou falhando sucessivamente durante quase 4 anos seguidos. Nesse período que estou aqui, só vejo a sociedade ir pelos ares. Cada vez menos o povo se valoriza. A eleição se tornou em um jogo de praça ou uma loteria onde muitos acabam perdendo bem mais do que se estivesse apostando na megasena.

Algo está errado e eu não sei mais o que eu posso fazer. Me foi dado um título e não sei como isso pode ajudar a sociedade brasileira. São tantos os problemas, que infelizmente estão amarrados, que me impossibilita em tentar achar uma solução para cada pedaço de problema. Só sei que o maior problema é o descaso da população brasileira com o meio em que está vivendo hoje.

O brasileiro está burro demais.

Não é uma categoria específica, mas a grande maioria em geral. Hoje em especial, falo daqueles que tem título de mestre ou doutor, mas que infelizmente não estão fazendo diferença. Não fazem a diferença porque não lutam para que os seus trabalhos cheguem até a maioria dos brasileiros. Não agem para serem exemplos dignos de brasileiros para serem a grande motivação, para fazerem parte do grupo de vanguarda que dariam sentido ao povo.

Quantos de nós lemos textos maravilhosos da Lya Luft e tentamos passar pra alguém ao invés de comentar a vida estúpida de BBBs. Aliás, quais escritores no Brasil inspiram o povo? Por que autores de novelas não podem simplesmente criar ficções que motivem o povo a serem melhores cidadãos?

Eu sou doutor em engenharia. Gosto de pensar em inovações, mas sei que falho em poder ajudar o Brasil. Estou fazendo o que estiver ao meu alcance. Mas é preciso muito mais ajuda para termos um país digno de vida.

Nenhum comentário: