01 junho 2006

Comentários sobre comentários - no.10

DEZ!!! A UBSP alcançou a marca de DEZ posts de comentários! Todo pessoal da edição agradece a audiência e carinho de todos vocês leitores! E esperamos que fique conosco por muitos posts.

Na trilha da Bota - Katsushika
Atualizar-se é importante. O Japão conseguiu grande desenvolvimento pós-guerra e a sua devida autonomia. Mas ultimamente, o país está se ocidentalizando por conta de seus jovens.. Ouvi dizer que americanos são reverenciados pelas japonesas. Toda aquela bela cultura parece estar sendo esquecida pela juventude atual. Modernizar-se é bom, desde que sua origem nunca seja esquecida.
Então Katsushika está salva dessas mudanças toscas??

Ah vc me deu uns chaveirinhos do "Otoko wa Tsuraiyo"!Significa " homem sofre"? hehe é tão sugestivo que virou uma série! Mas fiquei curiosa em assistir..

Bjins!
Fairynha


Sobre a ocidentalização dos jovens, acreditamos que isso não é uma exclusividade japonesa. Se abrirmos bem os nossos olhos, veremos que por exemplo no Brasil, mais e mais a cultura americana está mais incorporada principalmente nos jovens, uma vez que podemos observar que muitos ouvem música americana e consome as guloseimas de lanchonetes de mesma origem. Hoje, do ponto de vista da bota, entende que devido à rendição japonesa para os americanos, muitos costumes da terra do tio San foram inseridos no país. Esse fato possibilitou a entrada de outros países. Hoje, pelas ruas de Tokyo, podemos encontrar bolsas da Louis Vuitton, chás finos da inglaterra (no Japão se bebe até chá com leite!) e podemos encontrar até as melhores botas italianas para trekking! A música está cada vez mais diversificada, mas não herda em geral da música americana. Os carros trazem traços franceses e não da Ford.

Enfim, o que se observa não só aqui, mas na maior parte do mundo, é o fenômeno da globalização. Se isso é bom ou não, depende de cada um no presente. Preservar a antiga cultura seria muito bom, mas não seria muito aplicável para os dias de hoje, em um mundo capitalista tão competitiva. O que se pode fazer? Uma solução foi dada pelo povo de Katsushika, que transformaram a cidade em um museu ao ar livre.

"Otokowa tsuraiyo" poderia ser traduzido como: a vida do homem é dura... e a série encanta todo e qualquer público. Se quiser terminar de assistir um filme com um belo sorriso no rosto, nós recomendamos esse filme.